Sauna de Dourada com limão e feijão (receita convidado)

Partilhar:   Facebook    Twitter    Google+

 

 

ingredientes


1 dourada 800g
1/2kg de amêijoa
1 alho francês
1 limão
1 ramo de coentros
400g de feijão branco
2 dentes de alho
1 cebola
20cl vinho branco
1 malagueta
200g de arroz branco
500ml caldo de peixe previamente preparado

preparação


Forre uma caçarola com azeite e leve ao lume. Coloque as amêijoas. Junte depois o alho, o vinho branco, a malagueta, um molho de coentros e tape. Permita que cozinhem cerca de 4 minutos, até abrirem todas. Retire do lume. Retire as amêijoas da concha e reserve o caldo.

Pique o alho francês e leve a refogar num tacho com azeite, até ficar translúcido. Coloque o alho francês na misturadora. Junte o caldo das amêijoas e um molho generoso de coentros picados grosseiramente. Triture até obter um puré.
(uma vez que irá usar pequenas quantidades do puré, pode congelá-lo em cuvettes e usar noutros preparados)

Forre um tacho com um fio de azeite e refogue a cebola picada. Junte o arroz e refogue até ficar translúcido. Junte 3 medidas de caldo de peixe para cada medida de arroz. Adicione o feijão e envolva. 
Retire dois filetes da dourada, tempere-os com um pouco de sal e um fio de azeite e cozinhe ao vapor, por cima do tacho do arroz, tapando o tacho. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos.
(Se não tiver um tacho com partes separadas que permita cozinhar ao vapor, pode utilizar um escorredor que encaixe no tacho)

Retire os filetes e reserve. Junte as amêijoas e duas colheres do puré de alho francês no arroz e envolva. Tempere com umas gotas de sumo de limão.

Sirva no prato e disponha o filete por cima. Decore com um fio de azeite.