Dourada ao sal com especiarias e legumes grelhados

Partilhar:   Facebook    Twitter    Google+

 

 

ingredientes


1 dourada com escamas

2 kg de sal marinho

1 colher de sopa de sementes de coentros

4 a 5 estrelas de anis

1 colher de sopa de sementes de cardamomo

1 colher de sopa de sementes de cominhos
1 limão
1 clara de ovo 

1 curgete
1 batata doce

1 beringela

1 pimento vermelho

1 ramo de alecrim

1 ramo de tomilho

preparação


Coloque metade do sal no copo misturador. Junte as todas as especiarias e um pouco de casca de limão. Triture tudo muito bem e reserve.

Sugestão do Chef
Pode guardar parte deste sal aromatizado como tempero para outros pratos


Junte o restante sal e uma clara de ovo. Envolva bem com as mãos. Forre o fundo de um tabuleiro com uma quantidade suficiente da mistura de sal. Coloque a dourada e cubra por inteiro com o restante da mistura. Leve ao forno cerca de 10 minutos, a 180º.

Dica do Chef
É muito importante que o peixe tenha escamas, quer para não ficar demasiado salgado, quer para que o sal descole com mais facilidade no final

Corte todos os legumes em rodelas finas, excepto o pimento, que pode cortar em pedaços mais grosseiros. Aqueça a grelha com um pouco de azeite e coloque os legumes a grelhar. Tempere com uma pitada de sal e pimenta. Retire e reserve numa taça. Perfume com folhas de alecrim e tomilho e tempere com um fio de azeite e uma pitada de sal.

Retire o tabuleiro do forno e, cuidadosamente, parta a parte superior do sal, para chegar ao peixe. Retire um filete e sirva com os legumes grelhados.