PATO COM LARANJA

Partilhar:   Facebook    Twitter    Google+

 

 

ingredientes


1 pato pequeno

1 colher de chá (em pó) Coentros

1 colher de chá (em pó) Cominhos

2 Laranja

1 Cebola

2 Cenoura

1 Aipo

3 dentes de Alho

125ml (de galinha) Caldo

125ml (branco) Vinho

2 colheres sopa Vinagre Vinho Branco

1 molho Tomilho

1 folha de Louro

1 colher sopa Farinha

1 1/2 colher sopa Manteiga

1 colher sopa Açúcar

a gosto Flor de Sal

a gosto Azeite

a gosto Pimenta

preparação


Apare todo o o excesso de gordura do pato (pontas de peles, etc). Golpeie suavemente a pele do pato para a gordura sair e o sal penetrar.

Segredo do Chef
junto à coxa, faça o golpe com mais profundidade, para acelerar o processo de assa

Numa taça, misture uma boa quantidade de sal com os coentros em pó e os cominhos. Tempere o pato com esta mistura, por dentro e por fora. 

Core o pato numa frigideira fria, sem gordura. Assim que corar, retire e reserve. Faça uns furos numa laranja inteira e coloque-a dentro do pato.

Prepare entretanto a cenoura em meias rodelas, o aipo em pedaços e a cebola em gomos. Salteie na frigideira onde o pato foi previamente a corar. Junte os dentes de alho esmagados, a folha de louro, um ramo de tomilho, o vinho branco e o sumo de uma laranja.

Coloque este salteado num tabuleiro de forno e disponha o pato por cima. Leve ao forno (pré-aquecido) a 190º.

 

Para o molho:

Retire o pato do forno e do tabuleiro. Retire também a laranja do seu interior e esprema para o preparado que ficou no tabuleiro. Coe tudo para um tacho pequeno e leve ao lume. Adicione um pouco do caldo de galinha, um pau de canela e deixe ferver. Perfume com vinagre de vinho branco e uma colher de sopa de açúcar.

Numa taça, incorpore a manteiga com a farinha. Junte ao preparado e leve a ferver de novo. Retire do lume e adicione raspa de laranja.