Truta no forno (com iogurte e Ervas Aromáticas)

Partilhar:   Facebook    Twitter    Google+

 

 

ingredientes


1 Truta salmonada fresca
1 Limão
folhas de Louro a gosto
sumo de 1/2 Limão
raspa de Limão
1 cabeça de Alho
ervas aromáticas a gosto:
Manjericão, Tomilhos,
Oregãos, Manjerona, etc.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Para as Batatas douradas:
250g de Batatas
2 dentes de alho
Salsa q.b.
Tomilho q.b.
Manteiga q.b.
Azeitonas q.b.
Alcaparras q.b.
Raspa de Limão
Sal e pimenta q.b.

Para o Molho:
1 Iogurte grego
10 folhas de Manjericão
1 colher de sopa de Funcho
sumo de 1/2 Limão

preparação


Corte grosseiramente as ervas aromáticas. Junte folhas de louro, corte uma cabeça de alho a meio e o sumo de meio limão.

Dê uns golpes na truta para o sabor das ervas perfumar o interior. Prepare um tabuleiro com azeite e sal. Deite no fundo metade das ervas. Coloque a truta num tabuleiro e tempere-a com sal, as restantes ervas e um limão cortado em quatro por cima e dentro da barriga. Deite um fio de azeite e tape o tabuleiro com uma folha de alumínio.

Pré-aqueça o forno a 180º e deixe cozinhar durante 20 minutos. Nos últimos 5 minutos retire a folha de alumínio para tostar a pele. Retire a truta do frono, esprema o limão assado e retire as ervas.

Coza as batatas. Pique a salsa. Escorra as batatas pouco cozidas e corte-as às rodelas. Antes de fritar, seque-as com um pano de papel de cozinha. Aqueça o azeite numa frigideira e junte o alho e as batatas às rodelas. Junte o tomlho, a manteiga, sal e pimenta.

Retire as batatas para uma taça quando estiverem douradas. Retire os pedaços de alho. Junte às batatas azeitonas, alcaparras, salsa e raspa de limão para dar frescura.

Dez a quinze minutos antes de servir, prepare o molho para acompanhar a truta juntando numa taça manjericão, sumo de meio limão, três colheres de sopa de iogurte grego e raspa de limão a gosto.