Risoto de Abóbora

Partilhar:   Facebook    Twitter    Google+

 

 

ingredientes


[Para 4 Pessoas]

 

200g de arroz arbóreo

300g de abóbora

3 cubos pequenos de manteiga

queijo taleggio q.b.

queijo parmesão q.b.

1 / 2 alho-francês

1 cenoura

1 rama de aipo

1 dente de alho

1 cebola

1 copo de vinho branco

4 colheres de chá de cebolinho

6 conchas de caldo de legumes

azeite q.b.

sal q.b.

preparação


Prepare um caldo de legumes. Corte uma cebola, a rama de aipo, a cenoura, o alho francês e água fria.

Segredo do Chef
Se preferir utilizar um caldo de legumes pré-preparado junte restos de legumes que tenha no frigorífico para intensificar o sabor.

Aqueça azeite numa frigideira. Quando estiver bem quente junte a abóbora aos cubos e um pouco de manteiga para caramelizar.

[Segredo do Chef: Para o risoto ficar cremoso junte puré de abóbora.]

Mexa a abóbora para fritar bem. Quando começar a desfazer-se está pronta. Triture a abóbora aproveitando a manteiga e reserve. 

Aqueça azeite com dois ou três cubos de manteiga num tacho. Refogue um dente de alho e uma cebola picados. Junte um pouco de abóbora em cubos e o arroz. Mexa o preparado para fritar o arroz. Adicione o vinho branco e continue a mexer. Comece a adicionar o caldo gradualmente com a ajuda do coador, em quantidade suficiente para cobrir o arroz. Mexa e deixe absorver. 

Corte o queijo taleggio em cubos. Junte mais caldo, mexa e deixe absorver. Repita esta operação durante 15 a 20 minutos. Prove o caldo do arroz para acertar o tempero. Junte o puré de abóbora. Mexa e retire do lume. Adicione três ou quatro cubos de manteiga, um pouco de queijo taleggio, queijo parmesão ralado a gosto, o cebolinho e um fio de azeite. Envolva bem todos os ingredientes. 

Prove, acerte o tempero e sirva imediatamente.

 

tags: quente